RTK em Rede

 

A tecnologia RTK em rede se difundiu a partir do desenvolvimento da tecnologia de telefonia celular GSM, 3G e GRPS.  O RTK em rede consiste na disponibilização de várias estações de monitoramento contínuo conectadas a um servidor central. Os dados de correção são disponibilizados aos receptores móveis por meio da internet.

 

 

Figura 1. Esquema de configuração do RTK em rede

 

 

Um serviço de RTK em rede é fornecido gratuitamente pelo IBGE, que disponibiliza dados de correção via protocolo Internet conhecido por Networked Transport of RTCM via Internet Protocol (NTRIP), em formato definido pelo Radio Technical Committee for Maritime Service (RTCM).

 

O NTRIP foi projetado para disseminar correção de dados diferencial ou outros tipos de dados GNSS para usuários, móveis ou estacionários, pela Internet, permitindo conexões simultâneas de computadores, Laptops e PDAs que possuem acesso a Internet sem fio, como, por exemplo, GPRS, GSM ou modem 3G.

 

O NTRIP é composto de três componentes, a saber: o servidor NTRIP, o NTRIP Caster e o NTRIP Cliente.  O NTRIP Server cria um link de transferência de dados da estação ao servidor Caster. O servidor Caster, por sua vez, distribui os dados de correção RCTM e o cliente é um aplicativo que quando instalado no computador, PDA, ou controladora recebe as correções enviadas pelo servidor Caster. Para receber as correções o cliente deve estar ligado à internet.

Figura 2. Componentes do NTRIP

 

 

Uma das maiores desvantagens da tecnologia RTK em rede é a necessidade de acesso à internet. Como vantagem podemos destacar o baixo custo do acesso via celular e eliminação da base para fornecer as correções, dessa forma, o equipamento que serviria de base pode ser convertido para um segundo rover, o que aumenta a produtividade.

 

Referências

 

Instituto nacional de colonização e reforma agrária (INCRA). Manual técnico de Posicionamento: georreferenciamento de imóveis rurais. Brasília: 2013.   

Autor: César Vinícius - Publicado em: 28/03/2016 11:03:00


Comentários