Processamento de dados pelo PPP – IBGE

 

O posicionamento por ponto pode ser dividido em absoluto e por ponto preciso.  O posicionamento por ponto preciso envolve diversos aspectos científicos de modo a determinar as coordenadas dos pontos com a correção de todos os erros por meio de modelagem. Dentre as correções podemos citar as correções dos efeitos das marés terrestres, das cargas oceânicas, do movimento do pólo e até rotação wind-up. Os sistemas de correção por ponto preciso podem ser colocados on line por meio da internet, como o serviço PPP do IBGE.

 

 

Figura 1. Relatório de processamento por ponto preciso

 

O IBGE-PPP (Posicionamento por Ponto Preciso ou Posicionamento Absoluto Preciso) é um serviço on-line para o pós-processamento de dados GPS (Global Positioning System), que permite aos usuários de GPS, obterem coordenadas de boa precisão.

 

O IBGE-PPP processa dados GPS que foram coletados no modo estático ou cinemático de receptores de uma ou duas freqüências, sendo que os resultados são informados através de e-mail fornecido pelo usuário, quando este submete os dados para processamento.

 

O IBGE-PPP utiliza arquivos de órbitas e relógios dos satélites no processamento, órbitas precisas GNSS disponibilizadas pelo NRCan quando as observações são coletadas dentro do território brasileiro.

Nos casos em que os arquivos de observação contenham apenas a observável L1, o PPP corrigirá os erros decorrentes do adiantamento ou atraso da propagação dos sinais utilizando as informações sobre a ionosfera.

Não existe tempo mínimo para uma sessão de observação GNSS, entretanto, pode existir o risco de que quanto menor for o tempo de rastreio, menor será a precisão determinada pelo processamento.

 

Processando as observações com o IBGE-PPP:

1° Passo: Selecionar o arquivo de observação GNSS no formato RINEX,

2° Passo: Selecionar o modo de processamento: estático ou cinemático.

3° Passo: Selecionar o tipo da antena.

4° Passo: Inserir o valor da altura da antena em metros e selecionar a caixa ao lado para que o IBGE-PPP use o valor informado na tela.

5° Passo: Inserir um endereço eletrônico válido para que o processmento possa ser realizado.

 

O IBGE-PPP disponibiliza os resultados por meio de um link apresentado na tela de resposta do processamento. Neste endereço encontra-se um arquivo compactado no formato ZIP, o qual quando descomprimido é criado um diretório com o mesmo nome. Neste diretório são encontrados cinco arquivos, os quais possuem as seguintes informações:

O arquivo de extensão SUM possui o relatório detalhado do resultado do processamento.

O arquivo de extensão POS possui a estimativa das coordenadas época a época, ao longo do tempo de rastreio.

Arquivo KML para ser visualizado no Google Earth.

Arquivo Leiame.txt informa o conteúdo de cada arquivo de saída do processamento.

Arquivo PDF apresenta o relatório resumido dos resultados do processamento estático.

 

Referências

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA & ESTATÍSTICA Manual do Usuário Aplicativo Online IBGE-PPP. Coordenação de Geodésia, Rio de Janeiro, 2013.

Autor: César Vinícius - Publicado em: 10/03/2016 09:34:00


Comentários