A Tecnologia NTRIP

A tecnologia NTRIP (Networked Transport of RTCM via Internet Protocol), foi desenvolvida pela Agência Federal de cartografia e Geodésia da Alemanha,  utiliza protocolo TCP-IP para enviar aos receptores móveis, dados para operação em modo RTK (Real Time Kinematics).

 

                                      

 

A estação base de referência publica os dados na Internet, por meio de um endereço IP. Os receptores móveis captam essas informações através da internet utilizando-se uma conexão de celular (GPRS).

Uma das vantagens da tecnologia é a superação de limitações de alcance dos rádios UHF, que em campo estão sujeitas a fatores como topografia do terreno, cobertura da vegetação, interferências eletromagnéticas, potência do rádio, entre outros.

Deve se observar que a tecnologia NTRIP só pode ser empregada em áreas com boa cobertura de celular e onde as operadoras disponibilizem o protocolo para transmissão de dados (GRPS).

A Geotrack comercializa vários receptores compatíveis com NTRIP, como o G970 II, UFO, a série G9 que está capacitado para receber sinais GPS, Glonass e Galileo.

Autor: Vinícius Nery - Publicado em: 06/09/2019 17:52:00


Comentários